Projeto Florada. Cultivado por mulheres cafeicultoras.
Mulheres estão conquistando espaço no campo, trazendo diversidade e sensibilidade para a produção cafeeira. Em reconhecimento à força dessas cafeicultoras, o Grupo 3corações criou em 2018 uma plataforma exclusiva de apoio e fomentação às conquistas delas no campo. O Projeto Florada surgiu com o objetivo de valorizar o trabalho destas mulheres empreendedoras do café, trazendo diversidade para a cadeia do café e oferecendo oportunidades de melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.

Através de um ciclo sustentável esta iniciativa tem como principais objetivos: oferecer acesso às melhores práticas na produção de cafés especiais através do programa de capacitação gratuito Florada Educa; reconhecer e valorizar os raros microlotes cultivados por elas ao promover o Concurso Florada Premiada e, por fim, conectar quem produz com quem consome, uma vez que proporciona por meio da campanha “Junte-se a elas” a oportunidade para o consumidor fazer parte do projeto, já que ao adquirir um dos Microlotes, 100% do lucro retorna para cafeicultoras. Com isso, a 3 Corações completa o ciclo sustentável do Projeto Florada.

Para Pedro Lima, presidente do Grupo 3Corações, “O Projeto Florada é uma grande obra que estará sempre em construção, pois se trata de um projeto de longo prazo em que criamos laços duradouros com as produtoras do Brasil e com toda a cadeia do café. O Concurso Florada Premiada é uma importante iniciativa para reconhecer e valorizar o trabalho das cafeicultoras e também para proporcionar aos consumidores uma nova experiência com raros cafés que carregam histórias únicas por trás de cada xícara”. Vale ressaltar que todos os Microlotes fruto do Projeto Florada possuem embalagens personalizadas que contam a história de cada uma das mais de centenas de cafeicultoras brasileiras que fazem parte.